Observatório Social de Jaguaruna Lançou Projeto de Olho Nas Eleições 2020
O Observatório Social de Jaguaruna realizou na noite desta quarta-feira (07) às 20:00 no auditório do plenário da Câmara Vereadores, um encontro com os Presidentes de siglas partidárias bem como os candidatos a Prefeito e a vice Prefeito de Jaguaruna, faltando apenas os representantes do PSL.
O objetivo do encontro foi de lançar o Projeto de olho nas eleições, um projeto do observatório nacional que pode ser replicado em todas as cidades que tenham observatório.
O que é o Projeto de Olho Nas Eleições
O Projeto de Olho nas Eleições é uma ação proposta para o Sistema Observatório Social do Brasil, com o objetivo de engajar candidatos a Prefeito e Vereadores nas cidades participantes, à assinarem um Termo de Compromisso com um “Plano de Transparência e Controle Social” com inúmeras propostas.
São termos que o observatório nacional desenvolve para que sejam assumidos os compromissos com os candidatos quanto ao executivo e legislativo, para que o observatório social do município possa ter um maior acesso as informações e até para que os próprios vereadores tenham um certo entendimento e qual é a principal função do vereador e que saibam o verdadeiro norte do trabalhos de um vereador.
Como Surgiu
A primeira edição ocorreu em 2016, quando alguns Municípios já desempenharam a ação e conseguiram êxito no envolvimento dos candidatos. Alguns Exemplos são Marechal Cândido Rondon/PR, São Caetano do Sul/SP, São Pedro da Aldeia/RJ, entre muitas outros.
Segundo João Neto Constantino, Presidente do Observatório Nacional, os termos são diretos e simples, porém observar contas públicas de transparência de boas práticas políticas ele é muito importante para o município de Jaguaruna.
É necessário que a população entenda, e as redes sociais são importantes além dos meios de comunicação, que o observatório social é uma entidade sem fins lucrativos totalmente apartidária e a acima de tudo voluntária. É importante também a população saber que o observatório social é técnico, não é um trabalho de achismo, durante a fiscalização são contratados engenheiros para realmente se fazer laudos e cálculos técnicos.
João Neto Constantino salientou, que seria importante que o grupo fosse maior com técnicos e demais profissionais que ajudasse a fazer um trabalho maior, porém hoje o observatório social conta ainda com uma equipe reduzida, mas dentro das limitações já se tem feito muita coisa pelo município.
Durante um ano são feitas diversas licitações e diversas obras e não é possível estar acompanhando tudo de uma só vez, até porque cada obra tem um custo de engenheiro que é pago do próprio bolso dos integrantes do observatório e com toda dificuldade já houve uma economia de aproximadamente hum milhão e meio para os cofres públicos.
“O sucesso está sendo alcançado, porém é necessário que a população abrace a causa e ajude a fiscalizar e assim abrindo um leque de observadores. O objetivo maior não é no sentido de criticar e sim de ajudar e ver o que está certo, está certo, parabéns. O que está errado tem que corrigir, este é o principal objetivo e é assim que funciona. É um trabalho técnico, não tem achismo”, finalizou João Neto Constantino.
Ao final do evento cada candidato recebeu os Termos de Compromissos, dando assim futuramente maior segurança para que a população possa realmente estar ciente onde está sendo aplicado o dinheiro público.