top of page

Grupo de trabalho será criado para buscar solução para o complexo termoelétrico Jorge Lacerda

  • baraoditoeescrito
  • 14 de dez. de 2020
  • 2 min de leitura
ree

ree

O coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado federal Daniel Freitas esteve reunido com o Ministro de Minas e Energia, Bento de Albuquerque, para tratar do comunicado emitido pela empresa Engie, na sexta-feira (05), onde anunciou o início do processo de desativação do Complexo Termoelétrico Jorge Lacerda, localizado no município de Capivari de Baixo.

Segundo o comunicado, a empresa não possui mais interesse em trabalhar com geração de energia com o uso de carvão, o que chamou de processo para “descarbonizar o portifólio”.

A notícia preocupou o Deputado, que também é presidente da Frente Parlamentar Mista em Apoio ao Carvão Mineral. “Será um grande prejuízo para toda a região Sul e para Santa Catarina. O Complexo Jorge Lacerda movimenta uma grande cadeia produtiva, e é a principal carga transportada por nossas ferrovias, representando cerca de 21 mil postos de trabalho”, enfatizou Daniel Freitas.

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, propôs a criação de um grupo de trabalho, junto com a bancada catarinense liderada por Daniel Freitas, para buscar soluções. “Não podemos mais conviver com este problema, vamos trabalhar para resolver esta situação de forma permanente, que atenda os interesses e não gere tamanho prejuízo para Santa Catarina e, principalmente, para a região Sul do Estado”, ressaltou o Ministro.

Daniel Freitas explicou que o “gabinete de crise” vai se debruçar sobre a pauta em busca de ações que solucionem rapidamente a situação. “Não podemos deixar que isso aconteça de forma inerte. Estamos falando de R$ 6 bilhões de reais ao ano, ou seja, 30% da economia do Sul do Estado. Após isso, levaremos nossas conclusões para o conhecimento do presidente Jair Bolsonaro”, afirmou o parlamentar.

O senador Jorginho Mello, o deputado federal Lucas Redeker, os deputados estaduais Felipe Estevão e Volnei Weber, além do presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral, Fernando Zancan, também participaram da reunião.






 
 
 

Comentários

Não foi possível carregar comentários
Parece que houve um problema técnico. Tente reconectar ou atualizar a página.
Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
bottom of page